Sobre a Exposição

Another Gesture / Um Outro Gesto / Eine weitere Geste / apresenta ao público dos Estados Unidos uma exposição de quatro artistas alemãs e brasileiras trabalhando em pintura e desenho. A noção de “um outro gesto” aqui sugere uma abordagem ambígua: primeiro, procuramos afastar o legado masculino dominante do expressionismo abstrato, principalmente Ocidental, em que o gesto e a olhar foram usados ​​para defender a pureza e a particularidade da pintura como técnica. As artistas selecionadas para esta exposição, trabalhando nos dias de hoje e em dois hemisférios diferentes, reconhecem ou incorporam esse passado, mas além disso, elas se apegam ao gesto não apenas como um elemento visual, mas como um veículo conceitual para o humor, recusa, narrativa, ou memória. Além do gesto, na escolha da palavra masculina “outro”, há uma jogada sutil com a ideia de ser “outro/outra” para alguém: uma referência à alteridade que assombra as relações históricas entre o Brasil e a Alemanha, mas também as questões de gênero ao redor do mundo. Embora esses laços históricos existam, em “Um Outro Gesto”, evitamos lidar com a história da arte como espaço fixo, para discutir as narrativas criadas por essas mulheres artistas: interrompemos um passado transnacional rígido para criar estratégias alternativas através da ideia de “gesto” como um tema gerador. “Um Outro Gesto” torna-se assim um espaço aberto, conscientemente ambíguo e difuso, no qual essas artistas, de diferentes origens, possam navegar.

Artistas: Alice Quaresma, Svenja Kreh, Veronika Hilger, Teresa Viana.

Logo(AIR)
Artists in Residence Gallery – 155 Plymouth Street   |   Brooklyn NY   |   (212) 255 6651  |


Curadoras

Tatiane Santa Rosa, Brasileira, é escritora e curadora independente. Ela é professora no San Francisco Art Institute e doutoranda em Estudos Visuais na Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Tatiane possui Mestrado em Arte e Literatura pela School of Visual Arts (NY-2015) e Mestrado em História da Arte, Arte Contemporânea (Sotheby’s Institute of Art-NY-2013). Ela é a co-autora da Arte Contemporânea no Brasil pela Editora Pinakotheke, Rio de Janeiro, 2015. Seus ensaios e resenhas foram publicados pelo The Brooklyn Rail, ARTnews Magazine, Guernica, Hyperallergic. Em 2014, foi curadora da exposição Triplopia: Gregório Gruber, Lucio Tamino e Lorena Hollander em São Paulo, Brasil, e em 2013 co-organizou Sísifo: El Heroísmo del Absurdo, ArteActual, FLACSO, no Equador. Tatiane foi estagiária curadora no Museu de Arte Moderna (MoMA), no El Museo del Barrio e no Whitney Museum of American Art, onde trabalhou na equipe de curadoria da Bienal de 2014.

Cynthia Cruz, Norte-Americana, é autora de quatro coleções de poemas: Ruin, publicada em 2006 pela Alice James Books, The Glimmering Room, publicada pela Four Way Books em 2012, Wunderkammer, publicada pela Four Way Books em 2014, e How the End Begins publicada em 2016. Seus ensaios, entrevistas e textos de arte foram publicados na revista Los Angeles Review of Books, na American Poetry Review, The Rumpus, The Enemy, Guernica e Hyperallergic. Atualmente, Cynthia está trabalhando numa antologia de poetas latino-americanos contemporâneos, e numa antologia de poetas americanas que lidam com a questão da alimentação, bem como uma coleção de ensaios sobre silêncio e linguagem. Cynthia tem Mestrado em Arte e Literatura pela School of Visual Arts (NY) e é doutoranda no Departamento de Literatura Alemã na Universidade Rutgers, New Brunswick, ela é professora no Sarah Lawrence College. Cynthia também está participando de uma exposição no Museu Für Neue Kunst em Freiburg.


Nosso Agradecimento Especial:

Consulado Brasileiro (NY) – Departamento Cultural